domingo, 3 de março de 2013

O que é o estresse?


O estresse é uma defesa natural do organismo para adaptar-se às mudanças, torna o indivíduo mais atento diante de situações de perigo ou dificuldades. Pode ocorrer quando o organismo precisa lidar com situações que exigem um grande esforço emocional para serem superadas. É, então, entendido como um conjunto de respostas físicas e psicológicas geradas por estímulos estressores. Contudo, a exposição crônica ao agente estressor poderá acarretar em consequências para a saúde.
Alguns sinais do estresse são: tensão ou dor muscular, azia, problemas de pele, irritabilidade sem causa aparente, nervosismo, sensibilidade excessiva, ansiedade e inquietação, perda de memória, diminuição do rendimento, erros, distrações e faltas na escola ou no trabalho. Algumas situações podem desencadear o estresse, como: trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, alterações de metabolismo, uso de álcool ou drogas, entre outras.
Contudo existem maneiras de aprender a lidar com o estresse, evitando assim maiores complicações à saúde física e mental. É importante a prática de exercícios físicos, atividades que propiciem relaxamento e mudanças de hábito que propiciem uma melhor qualidade de vida. Além disso, é importante identificar as fontes geradoras de estresse e criar estratégias direcionadas à resolução de problemas de maneira assertiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário