segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Resoluções de Final de Ano


Qual é sua resolução de mudança em 2013?

     Nas comemorações de final de ano e início de um novo ano são muito frequentes as resoluções de mudança para o ano que inicia.  Várias são as mudanças referidas pelas pessoas, tais como mudanças de emprego, relacionamentos, questões relacionadas à saúde em geral. Algumas mudanças importantes podem ser decididas e planejadas a partir dessas resoluções. As metas ou os objetivos devem ser bem definidos. É eficaz fazer uma lista detalhada com  todos os objetivos e as metas idealizados para o ano que inicia.

    Para que as resoluções de fato se transformem em ação e mudança é importante, após a definição de objetivos e tomada de decisão em mudar, um bom planejamento da meta ou metas que se quer atingir.  O planejamento de como realizar tal mudança faz diferença no resultado que irá ser alcançado. É preciso saber como poderá ser feita a mudança, a meta pode ser dividida em etapas menores, mas é interessante estabelecer datas para iniciar a ação ou comportamento que irá propiciar a mudança desejada.

    Tomadas de decisão quanto a mudanças positivas para a saúde e bem estar psicológico podem ser um bom começo para o ano que se inicia. Quando falamos em mudanças de comportamentos, tais como parar de fumar e emagrecer, por exemplo, é importante procurar um profissional de saúde para uma orientação adequada. Esse poderá ser um ponto de partida para a mudança.

    O importante é estabelecer metas e objetivos que possam ser alcançados e traçar um plano de ação para iniciar as mudanças. Prioridades podem ser estabelecidas, definir quais metas são mais importantes e iniciar a mudança através dessas é um bom começo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário